Tem Algo de Podre


"Ainda aguardando a Fundarpe pagar nosso cachê do FIG 2010, enquanto isso..."


TEM ALGO DE PODRE...

... NO REINO DA DINAMARCA...

Em Hamlet uma das mais famosas obras Willian Shakespeare, escrita entre os anos de 1599 e 1601, a célebre frase: “Tem algo de podre no reino da Dinamarca”, na época se referia às traições e assassinatos que ocorriam no país, na concepção do autor e pronunciada pelo personagem título da estória.

A Dinamarca vivia momentos de luxúria, usavam e abusavam do direito de fazer farra!

“Senhores Tiranos, o que querem vós? Matar e espalhar os corpos nas vias Dinamarquesas? Deixem em paz as borboletas, senhores, deixem que elas voem para enfeitar o cinzento céu da Dinamarca. Lembrem-se senhores Tiranos, que no mais tardar daqui a pouco, a Dinamarca viverá dias tensos, de muita lamentação e revolta!”

... E NA AÇÃO CULTURAL...

O que há de comum entre a Dinamarca de Hamlet e nossa Nação Cultural?
Por aqui a podridão é bem maior, com certeza, ainda que não possamos falar em traições e assassinatos, podemos, ao menos, falar em estranhamento profundo. É tudo muito estranho. Da podridão só sentimos o cheiro, a imundície está na nossa cara, mas nada podemos fazer, estamos com as mãos atadas, impotentes, e os assassinatos acontecem aos poucos, somos torturados/assassinados aos poucos.

O que de fato está podre nessa nação cultural são os "usurpadores" do bem maior que a nação nos oferece: O direito de viver e trabalhar com dignidade!

A podridão da Fundarpe na gestão Luciana Azevedo foi colocada debaixo do tapete, ela foi destituída e no seu lugar foi colocado um presidente que acumula também a Secretaria de Cultura e até hoje o Sr. Fernando Duarte (empossado em fevereiro 2011) não disse a que veio, não se vê sequer uma ação concreta dessa nova gestão o que se vê na sede da Fundarpe são os ratos que restaram da gestão anterior, Joabson Guerra, voltou a trabalhar com aluguel de som nos eventos, Luciana Azevedo está em outra Secretaria, Carlos Carvalho e sua trupe (pra não usar a palavra “quadrilha”) continuam lá, como se nada tivesse acontecido e os quase 6 milhões de reais desapareceram misteriosamente, não se falou mais nada sobre isso, foi esquecido.

Onde está o dinheiro? O Gato comeu e ninguém viu.

O Funcultura Pernambuco que é o maior mecanismo de apoio a produção cultural do Estado, ultimamente vem sendo o vilão, antes era a cada ano agora passa a ser para dois anos tipo 2009/2010 2010/2011.
O prazo para divulgação do resultado foi estendido para 120 dias que não são cumpridos, apenas os produtores tem a obrigação de cumprir o prazo de entrega dos projetos, após entregar é rezar para o resultado sair e conseguirem realizar seus projetos. O prazo de 120 dias do edital deste ano vence em 25 de julho e não há nenhuma previsão da divulgação do resultado, o que significa que 2011 será mais um ano sem produção no estado, já que a previsão dada extra oficialmente pela Fundarpe é que “possivelmente” saia em outubro. Os membros da Comissão deliberativa ainda não pegaram os projetos e talvez o farão no final de agosto.
Dada essa informação deduz-se que este ano nenhum projeto aprovado receberá o recurso, uma vez que novembro e dezembro não se faz mais nada nessa cidade. Os produtores sem realizar seus eventos, o estado sem receber produção nova e tudo na mesma.

No dia 12 de maio último foi divulgada a lista dos projetos pré-selecionados e uma coisa é muito estranha, como falei antes, “o estranhamento sobre a podridão do reino”, não é que é possível ver figurando na lista uma personagem que há muito não dava o ar da graça nessa discussão: O LARANJA. Vou citar alguns casos que achei muito estranho e vou, junto com vocês, tentar entender. Vamos a eles:

Caso 01:

1 – Projeto de nº 0068/11
Manutenção do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
Proponente: Maria Gorete Lima

2 – Projeto de nº 0069/11
Viagem ao centro da Terra
Proponente: Maria Gorete Lima

3 – Projeto de nº 0070
Tributo a Virgulino – A Celebração do Cangaço
Proponente: Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada – PE

4 – Projeto de nº 0071/11
Vamos ler na Barraca, Gente!
Proponente: Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada – PE

5 – Projeto de nº 0072/11
Sabores do Pajeú: Festival Serra-Talhadense de comedorias sertanejas
Proponente: Maria Gorete Lima

6 – Projeto de nº 0073/11
II Festival de música do cangaço
Proponente: Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada – PE

7 – Projeto de nº 0076/11
XI Mostra de teatro de Serra Talhada
Proponente: Centro Dramático Pajeú de Serra Talhada – PE

8 – Projeto de nº 0078/11
Memória musical do cangaço
Proponente: Maria Gorete Lima

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito. Isso mesmo: 08 projetos. E o que tem isso demais? Bom, como eu estava falando de laranjas, nem eu mesmo esperava que fossem tantas, dá pra fazer suco durante um ano enquanto abre o novo edital.
Não sei se vocês perceberam mas todos esses projetos tem a ver com Serra Talhada ou com o Cangaço. E quem é que nos últimos editais aprova os projetos para o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião? Sim, ela mesma, a Fundação Cultural Cabras de Lampião que já chegou a aprovar 4 projetos em um único edital. (vide resultado de edições anteriores)

Mas e porquê a Fundação Cultural Cabras de Lampião não apresentou os seus projetos esse ano?
Resposta: Simplesmente por que o principal responsável pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, Anildomá Willians está desenvolvendo funções a serviço do Governo do Estado, - leia-se da Fundarpe – e a saída para ter seus projetos aprovados foi cooptar “laranjas” para apresentar os projetos que nos anos anteriores foram apresentados e aprovados pela sua Fundação.

Maria Gorete Lima é membro da Fundação Cultural Cabras de Lampião e Centro Dramático do Pajeú é um grupo lá de Serra Talhada que entrou nessa talvez para sobreviver, uma vez que o trator da Fundação Cabras de Lampião passa por cima de quem não está do seu lado.

Será que a Comissão Deliberativa não percebe que o laranjal tá crescendo?
Será que esses projetos serão contemplados?
Porque sabemos que na pré análise, projetos foram excluídos por motivos muito menores e que detectavam ligações desse tipo. Será que a Fundarpe usa de dois pesos e duas medidas?

Caso 02:

1 – Projeto de nº 1335/11
9º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco
Proponente: Fabiana Coelho de Souza Leão

2 – Projeto de nº 1348/11
Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria
Proponente: Associação Amigos Refletores da Cultura

E esses? O que tem demais?
Ah! Esses projetos acho que todos sabem do que se trata. Mas eu vou explicar: A Métron Produções realizadora tanto do Festival de Teatro para Crianças quanto da Batalha dos Guararapes no ano passado aprovou 02 projetos em nome de seus sócios/representantes, “Natureza, quem ama cuida”, em nome de Ruy Machado de Aguiar Júnior e “Meu Reino por um Drama – Circulação”, em nome de Edivane Tavares de Aguiar.

O que aconteceu foi que nenhum dos projetos foram concluídos e o “Natureza, quem ama cuida”, ainda não estreou e nem há notícia de quando acontecerá e se ele inscrevesse outro projeto esse ano, não seria contemplado por que ainda não executou o último. Já a circulação do “Meu Reino por um Drama”, se circulou ninguém sabe, ninguém viu, tudo leva a crer que restam pendências da proponente quanto a prestação de contas na Controladoria Geral do Estado.
Esses fatos impediram os produtores de inscreverem os projetos de sua realização e o que fizeram? Recorreram ao pomar e pegaram umas laranjas.

Fabiana Coelho de Souza Leão é atriz e trabalha com a Métron e Associação Amigos Refletores da Cultura é, como o nome diz, uma Associação de Amigos criada em 2006 para ajudar os amigos a receberem seus empenhos na Prefeitura e celebrar convênios, tudo entre amigos, quem responde pela Associação é Feliciano da Silva.

E quem mais falava de laranja, laranjal etc, no tempo das velhas discussões sobre a mudança do Sistema de Incentivo a Cultura do Estado era o pessoal da Métron e agora, olha aí, usando do velho artifício. É aquela coisa: A boca falou....

Ah, Comissão Deliberativa do Funcultura! Vocês não estão vendo isso? Se não estiverem saibam que só vocês não vêem porque só se fala isso na cidade, inclusive o assunto esse final de semana nos Teatros era esse, me causou espanto tantos comentários, eu que estava longe da cidade há uns quatro meses não sabia que as coisas estavam desse jeito.

Bom, por enquanto é só isso, vou continuar por aqui vendo o que há por aqui pra se ver de bom, porque de novo já sei que não tem nada, porque a Fundarpe não tá ajudando.

FINALIZANDO...
...se Hamlet deu uma de doido para resolver suas "pendências", os plebeus não entrarão nessa! Tudo será feito com muita calma, estaremos lúcidos quando for hora do decreto final... Pensando num bem maior... A salvação da Nação Cultural! Se é que tem salvação.

Estou acompanhando o FIG, vendo aqui os artistas dando seu sangue para realizar o evento sem sequer saber quando receberão, ou se receberão.

Fica a dica!!!!
Não, não, não. Quero terminar repetindo um jargão que tenho ouvido muito ultimamente:
Ai como eu to Bandid!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial